Eleições 2018

CONFÚCIO E EXPEDITO JÚNIOR LIDERAM ENQUETE PARA O SENADO FEDERAL

Eleições 2018: Confúcio lidera disputa pelo Senado em Rondônia.
Expedito Júnior segue firme na segunda posição. A enquete realizada na página do poeta Augusto Branco perguntou: Em quem você votará para Senador de Rondônia em 2018?
Veja o resultado:

1. Confúcio Moura 48,8%
2. Expedito Júnior 14,00%
3. Alex Palitot 10,14%
4. Jesualdo Pires 8,21%
5. Aluizio Vidal 6,76%
6. Leo Moraes 5,79%
7. Marcos Rogerio 4,83%
8. Heverton Aguiar 0,97%
9. Valdir Raupp 0,50%

A enquete recebeu 443 votos de pessoas em idade eleitoral de todo o Estado de Rondônia, e obteve 207 votos válidos. Brancos, nulos e indecisos somaram 236 votos.

ANÁLISE DA ENQUETE
Apesar de que há duas vagas para Senador de Rondônia nestas eleições, a enquete solicitou que as pessoas escolhessem apenas 01 nome, tal modo que o ranking apresentado não apresenta com exatidão quem ficará com a segunda vaga. A enquete deixa claro somente duas coisas: Confúcio é favoritíssimo ao Senado, e Valdir Raupp precisará trabalhar duro se quiser reconquistar o eleitorado rondoniense.

Também é importante observar que a maior parte dos nomes apresentados nesta enquete estão com as candidaturas apenas no campo das especulações. Veja a seguir a análise do desempenho de cada candidato:

Confúcio Moura
Melhor governador da história de Rondônia, Confúcio Moura comprova a excelente aprovação de seu governo com esmagadora maioria de votos para Senador. Seus expressivos 60% de votos devem garantir que ele seja o Senador mais votado da história de Rondônia, apesar de que o histórico de eleições anteriores demonstra que o páreo para o Senado é sempre uma batalha muito difícil. Resta saber se quem caminhar ao lado dele conseguirá pegar carona nesses votos também.

Expedito Júnior
Apesar das sucessivas derrotas eleitorais, Expedito Júnior demonstra ter fôlego de gato, e segue com grande popularidade entre o eleitorado rondoniense. Expedito apostará todas as fichas neste pleito eleitoral e não medirá esforços para vencer. Para isso, contará com o apoio da administração Hildon Chaves, na capital, e o mandato de Deputado Federal de seu filho, Expedito Neto para amealhar os votos necessários para sua vitória. Será uma tarefa dificílima entretanto disputar votos com Jesualdo Pires, Léo Moraes e com outra fera silenciosa que muitos têm dado como morta, mas que sabe que precisa vencer ou vencer, e vai trabalhar muito pra isso – uma fera que atende pelo nome de Valdir Raupp.

Alex Palitot
O vereador mais atuante da atual legislatura da capital está com prestígio elevado junto ao eleitorado da capital. Seu eleitorado, entretanto, ainda é muito restrito a Porto Velho, que deverá dividir seus votos entre outros vários nomes da cidade, tais como Aluízio Vidal e Léo Moraes. Pérola nascida no Grupo Pellúcio, proprietário da Faculdade Porto/FGV e do Colégio Objetivo, Alex Palitot, vai demonstrando que é um nome que deverá consolidar-se como um dos grandes políticos do Estado, ainda que uma eventual candidatura ao Senado esteja apenas no campo das especulações.

Jesualdo Pires
Apontado por muitos como o melhor prefeito de Rondônia, Jesualdo Pires tem o segundo maior reduto eleitoral do Estado a seu favor, e um partido (PSB) que herdará a máquina do governo estadual para trabalhar a seu favor. Caso decida disputar o Senado, Jesualdo terá boa estrutura para realizar uma campanha vencedora.

Aluízio Vidal
Aluízio é o famoso candidato bom de voto, tem eleitorado fiel, e possui votações expressivas na capital rondoniense. Num partido pequeno e sem recursos financeiros, Aluízio Vidal tem chances reais de ser eleito neste ano, caso a eleição para Senado seja pulverizada entre os tantos nomes que se apresentam. Considerando que uma vaga já é de Confúcio Moura, quem tem um eleitorado fiel como Aluízio Vidal possui levará boa vantagem no atual cenário.

Léo Moraes
Cada vez mais maduro e atuante, Léo Moraes provavelmente não disputará o cargo de Senador, mas demonstra grande prestígio entre o eleitorado porto-velhense. Sem dúvida, será um grande cabo eleitoral nestas eleições.

Marcos Rogério
Outra candidatura que está apenas no campo das especulações, Marcos Rogério demonstra bom desempenho entre o eleitorado. Talvez falte ao Deputado maior exposição na mídia para lhe dar envergadura para disputar o Senado num futuro próximo.

Hérverton Aguiar
Quando esteve à frente do Ministério Público, Héverton Aguiar colaborou para que fosse feita uma verdadeira faxina nos porões da política rondoniense. Caso entre na disputa, pode amealhar votos mais conservadores. Tem capital moral para isso, mas precisa ser mais conhecido pela população.

Valdir Raupp
Um dos políticos mais influentes do Brasil e senador bastante atuante, alvejado pela Lava Jato, Raupp precisa recuperar a confiança do eleitor rondoniense. Apesar do resultado da enquete ter sido extremamente desfavorável para ele, Raupp tem muito trabalho para mostrar e capitaneia o partido mais bem estruturado de Rondônia, o MDB, e os próximos acontecimentos no Estado podem fazer com que este político experiente renasça das cinzas.

Confira a enquete neste link:
https://www.facebook.com/AugustoBranco2020/posts/1776374935708841

Mais acessadas

To Top